Aula / Atividade
Esta atividade é dirigida aos meus alunos
do 3º ano do Ensino Médio da E.E. Matias Neto - Macaé-RJ.
Esta atividade deve ser feita em dupla e ser entregue até o
prazo final do dia 25 de setembro (digitado ou feito a mão mesmo). No final vocês
têm cinco questões a serem feitas. Aproveitem os links, pesquisem, assistam aos
vídeos e caprichem nas respostas!
O que são
direitos?
Para começo de conversa, precisamos recordar de nossas aulas em sala sobre a história dos direitos e da cidadania, de como esses conceitos se desenvolveram no decorrer do tempo. Precisamos lembrar também o que são direitos civis, direitos sociais e direitos políticos. Porém, como temos todo esse universo virtual para nos "divertimos", que tal aprender um pouco mais antes de irmos às tarefas?
Nesse site você encontra uma boa definição do
que são os direitos. É só clicar aqui e seguir o link.
Abaixo uma vídeo aula da USP sobre a qualidade
da democracia:
E agora, que tal
vermos um pouco quais são nosso direitos e deveres?
Primeiro, devemos ter em mente que os direitos
e deveres estão diretamente ligados ao tema da cidadania. "Cidadão é aquele
que se identifica culturalmente como parte de um
território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou
seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que
o que é justo e correto seja colocado em prática". Para ler um pouco mais
sobre seus direitos e deveres, você pode consultar o site do Portal Brasil
neste
link.
Nosso outro tema gira em torno dos movimentos
sociais. Para Maria da Glória Gohn conceitua-se que “(…) movimentos sociais
são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais
pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas
demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Você
pode continuar a leitura sobre os movimentos socias no seguinte
site.
Um bom vídeo que serve para entedermos um pouco
os movimentos sociais e a luta pelos direitos é o documentário "Atrás da porta",
que segue abaixo.
Você também pode assistir as outras partes do documentário no próprio youtube. Trata-se de uma experiência bem elucidativa. E para não passar em branco esta nossa atividade, nada melhor do que assistir uma vídeo montagem com a excelente música de Zé Geraldo, "Milho aos pombos":
A partir de nossas discussões em sala
de aula e dos temas aqui estudados, vocês podem resolver
as questões a seguir:
1. Na abertura do documentário "Atrás da
porta" aparece a seguinte frase: "a propriedade servirá sua função social",
presente na constituição brasileira. Se a constituição é nossa lei maior, como o
direito à moradia é negado para milhares de famílias? O movimento dos sem-teto
têm alguma legitimidade? Responda as questões tendo por princípio a ideia de
direito à propriedade e também direito à moradia (se quiser leia esse site e este outro que trazem uma interessante
contribuição a ideia de função social da propriedade).
2. Analise a imagem abaixo tendo por
base nossas discussões sobre cidadania, direitos e democracia. A partir dela,
elabore uma charge sobre as questões estudadas.
3. Os movimentos sociais estão presentes
em todos os lugares, inclusive em nossa região e Estado. Faça uma pesquisa sobre
os principais movimentos sociais da atualidade em nosso estado e região e
descreva como é sua atuação, como são vistos pela sociedade e quais resultados
já obtiveram em suas lutas. (Uma dica importante é pesquisar junto aos
sindicatos organizados, as Ong's e outras entidades. Você pode encontrar
ativistas nas redes sociais como o facebook, por exemplo).
4. Se você se optasse por aderir a luta
em um movimento social, qual seria a causa (ou causas) que mais lhe chamam a
atenção? Você se engajaria no movimento? Porque, na sua opinião, as pessoas
preferem "dar milho aos pombos" do que lutar pelos seus direitos?
5. Um movimento recente e muito
importante foi a greve dos professores da rede pública estadual fluminense em 2013. Entreviste um professor ou professora da sua escola que teve
participação no movimento e questione-lhe sobre as dificuldades da greve.
Elabore questões que tenham relação com nosso objeto de estudo - direitos,
cidadania e movimentos sociais - e elabore uma redação a apartir de sua
entrevista.
Fonte: