SOCIOLOGIA
TERCEIRO
ANO
46. (ENEM 2011) Os três tipos de poder representam três
diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a
crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da
obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no
poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do
chefe.
BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria
geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).
O texto apresenta três tipos de poder que podem ser
identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a
obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:
a) República Federalista Norte-Americana.
b) República Fascista Italiana no século
XX.
c) Monarquia Teocrática do Egito Antigo.
d) Monarquia Absoluta Francesa no século
XVII.
e) Monarquia Constitucional Brasileira no século
XIX.
47. (UEL - 2008) De acordo com Max Weber, a Sociologia
significa: “uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação
social e assim explicá-la casualmente em seu curso e em seus efeitos.” Por ação
social entende-se as ações que: “quanto ao seu sentido visado pelo agente, se
refere ao comportamento dos outros, orientando-se por este em seu
curso.”
(WEBER, M. Economia e sociedade. Traduzido por Regis
Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. vol. I. Brasília: Editora UnB, 2000. p.
3)
Com base no texto, considere as afirmativas a
seguir:
I. “Mesmo entre gente humilde, porém, funcionava o
sistema de obrigações recíprocas. O nonagentário Nhô Samuel lembrava com saudade
o dia em que o pai, sitiante perto de Tatuí, lhe disse que era tempo de irem
buscar a novilha dada pelo padrinho... Diz que era costume, se o pai morria, o
padrinho ajudar a comadre até ‘arranjar a vida’. Hoje, diz Nhô Roque, a gente
paga o batismo e, quando o afilhado cresce, nem vem dar louvado (pedir a
benção).”
(CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo:
Livraria Duas Cidades, 1982. p. 247.)
II. “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o
raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência,
entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica
impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações
atléticas.”
(CUNHA, E. Os Sertões. São Paulo : Círculo do Livro,
1989. p. 95.)
III. “Não há assim por que considerar que as formas
anacrônicas e remanescentes do escravismo, ainda presentes nas relações de
trabalho rural brasileiro, [...], dando com isso origem a relações semi-feudais
que implicariam uma situação de ‘latifúndios de tipo senhorial a explorarem
camponeses ainda envolvidos em restrições da servidão da gleba’. Isso tudo não
tem sentido na estrutura social brasileira.”
(PRADO Jr., C. A Revolução Brasileira. São Paulo :
Brasiliense, 1987. p. 106.)
IV. “O coronel, antes de ser um líder político, é um
líder econômico, não necessariamente, como se diz sempre, o fazendeiro que manda
nos seus agregados, empregados ou dependentes. O vínculo não obedece a linhas
tão simples, que se traduziriam no mero prolongamento do poder privado na ordem
na ordem pública [...] Ocorre que o coronel não manda porque tem riqueza, mas
manda porque se lhe reconhece esse poder, num pacto não escrito.”
(FAORO, R. Os donos do poder. v. 2. Porto Alegre:
Editora Globo, 1973. p. 622.)
Correspondem ao conceito de ação social citado
anteriormente somente as afirmativas
a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
48. (UEL - 2008) Sobre a exploração do trabalho no
capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto
afirmar:
a) A lei da hora-extra explica como os proprietários
dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo
maior excedente no processo de produção das mercadorias.
b) A lei da mais valia consiste nas horas extras
trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos
proprietários dos meios de produção.
c) A lei da mais-valia explica como o proprietário dos
meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador,
pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
d) A lei da mais valia é a garantia de que o
trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de
trabalho.
e) As horas extras trabalhadas após o expediente
constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação
das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.
49. (PITÁGORAS) Leia os trechos selecionados dos
autores Antônio Cândido e Saulo Ramos.
Trecho 1
“Na sociedade caipira a sua manifestação
mais importante é o mutirão, cuja origem tem sido objeto de discussões. Qualquer
que ela seja, todavia, é prática tradicional. (...) Consiste essencialmente na
reunião de vizinhos, convocados por um deles, a fim de ajudá-lo a efetuar
determinado trabalho: derrubada, roçada, plantio, limpa, colheita, malhação,
construção de casa, fiação, etc. Geralmente os vizinhos são convocados e o
beneficiário lhes oferece alimento e uma festa, que encerra o trabalho. (...) Um
velho caipira me contou que no mutirão não há obrigação para com as pessoas, e
sim para com Deus, por amor de quem serve o próximo; por isso a ninguém é dado
recusar auxílio pedido.”
(ANTONIO CANDIDO. Os parceiros do Rio Bonito. 9. ed.
São Paulo: Livraria Duas Cidades; Editora 34, 2001. p. 87-89.)
Trecho 2
“Saí de lá matutando, Santo Deus, o que
estou fazendo aqui, neste tumultuado momento do meu país? Afinal, nasci em
Brodowski, terra de Cândido Portinari, nosso conterrâneo mais importante. Podia
ter ficado por lá. Eu era apenas um dos meninos de Brodowski, aquela linda
pintura com que Candinho encantou o mundo. Eu não devia nunca ter saído do
quadro do Cândido Portinari. Talvez hoje fosse o dono do armazém ou da farmácia
e sentaria numa cadeira de palha trançada, conversando na calçada com o pessoal
que saía do cinema, e passearia na rua, fazendo hora para dormir.”
(SAULO RAMOS. Código da Vida. São Paulo: Editora
Planeta, 2007. p. 89.)
O tipo de vínculo social que relaciona os dois trechos
selecionados é a
a) Solidariedade Orgânica, pois as cidades como
Brodowski apresentam um tipo de relação fundada na divisão do trabalho com
extensa variedade de funções capitalistas dentro de suas
engrenagens.
b) Solidariedade Mecânica, pois o trabalho nas
sociedades caipiras funciona em sistema cooperativo, preservando laços onde
todos preservam funções semelhantes na estrutura produtiva, tornando possível o
mutirão.
c) Solidariedade Mecânica no trecho 2 e Solidariedade
Orgânica no texto 1, pois os textos não têm nenhuma relação social entre si, já
que a formação do trecho 2 foi essencialmente urbana e marcada pela presença de
profissionais liberais que o influenciaram como professores e
advogados.
d) Solidariedade Orgânica onde o país apresentou poucas
mudanças nas últimas três décadas, indicando a manutenção de um modelo produtivo
dependente, autoritário e indiferenciado.
e) Solidariedade Mecânica no trecho 1 e Solidariedade
Orgânica no trecho 2; o processo social do trecho 1 sofreu um processo de
modernização que prejudicou as relações de convivência, diferente do trecho 2,
onde encontramos um sistema de trabalho individualista e pouco comprometido com
as tradições.
50. (UNESP) Pode-se afirmar que a Sociologia
contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do
pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas
distintas. Foram eles:
a) Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max
Weber.
b) Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.
c) Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.
d) Émile Durkheim, Max Weber e Herbert
Spencer.
e) Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott
Parsons.
GABARITO
46.
resposta:[B]
47.
resposta:[A]
48.
resposta:[C]
49.
resposta:[B]
50.
resposta:[C]