Sejam Bem Vindos!

Este blog foi criado para melhor interação com meus alunos do Ensino Médio, facilitando a comunicação, troca de infromações e conteúdos. Espero que seja útil a todos que se interessam pelos temas abordados.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aula de campo - 1003

Hoje, 31/10, tivemos uma experiência muito bacana.

Eu e o professor Ruy (filosofia) levamos a turma 1003 - Escola Matias Neto - para uma aula de campo sobre Socialização, na Praça Veríssimo de Melo - Macaé. Lá também participamos do Projeto Cultural Heterogênese Urbana, com música e explanação sobre ética, consumismo, convivência, etc..

Para conhecer melhor o projeto acesse: http://heterogeneseurbana.org/

Veja fotos:






terça-feira, 30 de outubro de 2012

Enem 2012 - 3º ano

Olá galera do 3º ano,

Segue abaixo dica de um blog que contém simulados, questões de enem e vestibulares de várias faculdades com correção. Vale a pena conferir... bons estudos e boa prova!

http://contextoshistoricos.blogspot.com.br/

Também podem estudar através do site abaixo:

http://vestibular.uol.com.br/provas-gabaritos/por-faculdade.jhtm


"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

Questões Enem para estudo

SOCIOLOGIA

TERCEIRO ANO


46. (ENEM 2011) Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.

 
BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).


O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:


a) República Federalista Norte-Americana.

b) República Fascista Italiana no século XX.

c) Monarquia Teocrática do Egito Antigo.

d) Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.

e) Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX.


 
47. (UEL - 2008) De acordo com Max Weber, a Sociologia significa: “uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la casualmente em seu curso e em seus efeitos.” Por ação social entende-se as ações que: “quanto ao seu sentido visado pelo agente, se refere ao comportamento dos outros, orientando-se por este em seu curso.”

(WEBER, M. Economia e sociedade. Traduzido por Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. vol. I. Brasília: Editora UnB, 2000. p. 3)


 
Com base no texto, considere as afirmativas a seguir:


I. “Mesmo entre gente humilde, porém, funcionava o sistema de obrigações recíprocas. O nonagentário Nhô Samuel lembrava com saudade o dia em que o pai, sitiante perto de Tatuí, lhe disse que era tempo de irem buscar a novilha dada pelo padrinho... Diz que era costume, se o pai morria, o padrinho ajudar a comadre até ‘arranjar a vida’. Hoje, diz Nhô Roque, a gente paga o batismo e, quando o afilhado cresce, nem vem dar louvado (pedir a benção).”

(CANDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982. p. 247.)

 
II. “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.”

(CUNHA, E. Os Sertões. São Paulo : Círculo do Livro, 1989. p. 95.)



III. “Não há assim por que considerar que as formas anacrônicas e remanescentes do escravismo, ainda presentes nas relações de trabalho rural brasileiro, [...], dando com isso origem a relações semi-feudais que implicariam uma situação de ‘latifúndios de tipo senhorial a explorarem camponeses ainda envolvidos em restrições da servidão da gleba’. Isso tudo não tem sentido na estrutura social brasileira.”


(PRADO Jr., C. A Revolução Brasileira. São Paulo : Brasiliense, 1987. p. 106.)

 

IV. “O coronel, antes de ser um líder político, é um líder econômico, não necessariamente, como se diz sempre, o fazendeiro que manda nos seus agregados, empregados ou dependentes. O vínculo não obedece a linhas tão simples, que se traduziriam no mero prolongamento do poder privado na ordem na ordem pública [...] Ocorre que o coronel não manda porque tem riqueza, mas manda porque se lhe reconhece esse poder, num pacto não escrito.”


 
(FAORO, R. Os donos do poder. v. 2. Porto Alegre: Editora Globo, 1973. p. 622.)


Correspondem ao conceito de ação social citado anteriormente somente as afirmativas


 
a) I e IV.

b) II e III.

c) II e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.


48. (UEL - 2008) Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar:

 
a) A lei da hora-extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.

b) A lei da mais valia consiste nas horas extras trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.

c) A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.

d) A lei da mais valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho.

e) As horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.


49. (PITÁGORAS) Leia os trechos selecionados dos autores Antônio Cândido e Saulo Ramos.

 
Trecho 1

“Na sociedade caipira a sua manifestação mais importante é o mutirão, cuja origem tem sido objeto de discussões. Qualquer que ela seja, todavia, é prática tradicional. (...) Consiste essencialmente na reunião de vizinhos, convocados por um deles, a fim de ajudá-lo a efetuar determinado trabalho: derrubada, roçada, plantio, limpa, colheita, malhação, construção de casa, fiação, etc. Geralmente os vizinhos são convocados e o beneficiário lhes oferece alimento e uma festa, que encerra o trabalho. (...) Um velho caipira me contou que no mutirão não há obrigação para com as pessoas, e sim para com Deus, por amor de quem serve o próximo; por isso a ninguém é dado recusar auxílio pedido.”

 
(ANTONIO CANDIDO. Os parceiros do Rio Bonito. 9. ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades; Editora 34, 2001. p. 87-89.)


Trecho 2

“Saí de lá matutando, Santo Deus, o que estou fazendo aqui, neste tumultuado momento do meu país? Afinal, nasci em Brodowski, terra de Cândido Portinari, nosso conterrâneo mais importante. Podia ter ficado por lá. Eu era apenas um dos meninos de Brodowski, aquela linda pintura com que Candinho encantou o mundo. Eu não devia nunca ter saído do quadro do Cândido Portinari. Talvez hoje fosse o dono do armazém ou da farmácia e sentaria numa cadeira de palha trançada, conversando na calçada com o pessoal que saía do cinema, e passearia na rua, fazendo hora para dormir.”

 

(SAULO RAMOS. Código da Vida. São Paulo: Editora Planeta, 2007. p. 89.)

 
O tipo de vínculo social que relaciona os dois trechos selecionados é a

 
a) Solidariedade Orgânica, pois as cidades como Brodowski apresentam um tipo de relação fundada na divisão do trabalho com extensa variedade de funções capitalistas dentro de suas engrenagens.

b) Solidariedade Mecânica, pois o trabalho nas sociedades caipiras funciona em sistema cooperativo, preservando laços onde todos preservam funções semelhantes na estrutura produtiva, tornando possível o mutirão.

c) Solidariedade Mecânica no trecho 2 e Solidariedade Orgânica no texto 1, pois os textos não têm nenhuma relação social entre si, já que a formação do trecho 2 foi essencialmente urbana e marcada pela presença de profissionais liberais que o influenciaram como professores e advogados.

d) Solidariedade Orgânica onde o país apresentou poucas mudanças nas últimas três décadas, indicando a manutenção de um modelo produtivo dependente, autoritário e indiferenciado.

e) Solidariedade Mecânica no trecho 1 e Solidariedade Orgânica no trecho 2; o processo social do trecho 1 sofreu um processo de modernização que prejudicou as relações de convivência, diferente do trecho 2, onde encontramos um sistema de trabalho individualista e pouco comprometido com as tradições.


 

50. (UNESP) Pode-se afirmar que a Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas distintas. Foram eles:

 
a) Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max Weber.

b) Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.

c) Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.

d) Émile Durkheim, Max Weber e Herbert Spencer.

e) Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott Parsons.


 

GABARITO

46. resposta:[B]

47. resposta:[A]

48. resposta:[C]

49. resposta:[B]

50. resposta:[C]
 
 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Possíveis Temas de Redação do Enem 2012

O estudante não deve se preocupar em “saber” qual tema será cobrado pela prova. Ele deve se preocupar, nesses últimos dias, em ler e se informar sobre os principais acontecimentos recentes e ultrapassar os aspectos específicos desses acontecimentos – por exemplo: quando ler sobre a Primavera Árabe, o importante é que o estudante tenha noção de que está tomando conhecimento de um processo bem concreto e específico de luta por direitos políticos; por isso, não há necessidade de “conhecer” previamente o tema da redação, tampouco “decorar” informações específicas.
Célio Tasinafo também aponta alguns temas que podem cair na redação do Enem 2012:
Questões ambientais, especificamente as relacionadas ao código florestal, à energia e à (RIO+20)
Tema constante nas questões da prova de Ciências da Natureza do ENEM e já presente em outros anos na prova de redação (a “máquina de chuva da Amazônia”, do exame de 2008). As polêmicas envolvendo ruralistas e as determinações previstas no código florestal podem aparecer, A redação é, sem dúvida, a parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que mais preocupa os participantes. Conseguir uma boa nota na redação do Enem pode ser o diferencial para entrar em alguma universidade federal. Devido à proximidade do Enem 2012, marcado para os dias 3 e 4 de novembro, muitos usuários do Brasil Escola têm nos perguntado o que pode cair como tema da redação do exame. No entanto, é preciso ressaltar que apontar possíveis temas de redação do Enem é sempre um jogo de adivinhação, mas vamos citar alguns.

Copa do Mundo e Olimpíadas
Estamos a dois anos da Copa do Mundo e a quatro das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Embora localizados apenas em algumas capitais, os dois maiores eventos esportivos do mundo mobilizam uma nação inteira. A redação do Enem pode cobrar do participante o conhecimento do tema, os aspectos positivos e negativos de sediar os eventos e como se preparar para eles. Mas atenção: só cite dados que podem ser comprovados. Evite, por exemplo, afirmar que a Copa do Mundo é uma “farra do dinheiro público”, se não tiver como provar isso.
 
Cotas
Este ano foi aprovada a Lei das Cotas, obrigando as universidades federais a reservarem metade das vagas para estudantes de colégios públicos até 2016. A lei causou muita polêmica e pode virar tema de redação do Enem. Se cair, o participante terá que se posicionar sobre as cotas e apontar argumentos convincentes. Para isso é importante se informar sobre a lei, saber quem ela beneficia e qual é o seu propósito.
 
Internet para mobilização social
As redes sociais foram tema da redação do Enem no ano passado, mas não é impossível que a internet seja novamente abordada nessa prova. Está cada vez mais comum usar a internet como um meio para a mobilização social, como no movimento mexicano chamado de “Yosoy132”. O participante do Enem poderá ter que dissertar até que ponto a internet é uma ferramenta capaz de mobilizar uma comunidade a protestar contra algo. Há resultados em protestar só pela internet? Qual a melhor forma de usar a internet para isso?
 
Rio+20
A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável foi realizada em junho, no Rio de Janeiro. A Rio+20 marcou o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio92), que aconteceu na capital carioca no ano de 1992. A redação do Enem pode cobrar que o estudante disserte sobre desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e até que ponto essa preservação freia o desenvolvimento econômico.
 
Usina de Belo Monte
A construção da Usina de Belo Monte é outro assunto polêmico que pode cair na redação do Enem 2012. É importante que o participante saiba a localização da futura usina, as áreas que serão inundadas ou afetadas pela diminuição da vazão do rio, o benefício de sua construção e os possíveis prejuízos ao meio ambiente.
Sugestões do Oficina do Estudante
De acordo com o diretor pedagógico do curso e colégio Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, o assim como o grande destaque dado às questões ambientais e ao desenvolvimento a partir dos debates da RIO+20.
 
Temas relacionados ao exercício da cidadania e à reivindicação por liberdade em países do mundo árabe
Em ano de eleições nos EUA e de pleitos municipais no Brasil, aspectos relacionados à cidadania em geral e, mais especificamente, à liberdade de imprensa e de expressão podem ser cobrados na prova de redação. Não acredito em um tema de redação específico sobre eleições ou sobre os protestos contra as ditaduras no mundo árabe, com desdobramentos ainda incertos. Mas acho bastante provável a cobrança de temas ligados ao exercício da cidadania de forma ampla.
 
Direitos Humanos: igualdade de gênero, combate às discriminações por orientação/identidade sexual e combate ao racismo
Os direitos das mulheres (especialmente em países de tradição islâmica) e o combate a práticas discriminatórias contra gays, negros e outras “minorias” podem aparecer em um tema de redação sobre os Direitos Humanos e as dificuldades para garantir a igualdade plena e efetiva entre todos. Ainda nesse campo, podemos ter uma proposta relacionada às medidas legais adotadas para efetivar a igualdade de oportunidades para negros e indígenas no Brasil (caso da Lei das Cotas).
 

26/10/2012 16h34 - Atualizado em 26/10/2012 17h19 - Por Adriano Lesme


http://vestibular.brasilescola.com/blog/possiveis-temas-redacao-enem-2012.htm

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O CONCEITO DE "MODO DE PRODUÇÃO" EM KARL MARX



Por "Modo de Produção", devemos entender a maneira como se organiza o processo pelo qual o homem age sobre a natureza material para satisfazer as suas necessidades. “Produzir é (…) trabalhar”, pondo “em movimento forças” que ajam sobre a natureza (p.67). Estas forças variam com a história e com a sociedade. O trabalho é assim não só “um processo (…) entre um homem e a natureza” mas “supõe uma forma de sociedade” realizando-se em certas “condições sociais”, as “relações sociais de produção”.

Relações de Produção:( Capitalista)

Ao modo de produção capitalista corresponde essencialmente uma relação social “entre duas classes”. Destas, uma [a burguesia], por ter o “monopólio dos meios de produção e do dinheiro”, explora a outra [a classe trabalhadora], que não é proprietária de nada exceto a sua “força de trabalho” que se vê forçada a vender.
O “objetivo da produção” é aqui o objetivo da burguesia: a criação de mais-valia para a acumulação privada de capital, não a satisfação das necessidades da maioria dos membros da sociedade.

Segundo Karl Marx, “...na produção social da sua vida, os homens entram em determinadas relações, necessárias, independentes da sua
vontade, relações de produção que correspondem a uma determinada etapa de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais” (Marx, Engels, Obras Escolhidas, tomo I, pg. 530, Edições “Avante”, 1982)


Quaisquer que elas sejam, as relações de produção assumem as três funções seguintes:
-determinar a forma social do acesso às fontes e ao controlo dos meios de produção;
-redistribuir a força de trabalho social entre os diversos processos de trabalho que produzem a vida material, organizam e descrevem esse processo;
-determinar a forma social de divisão, redistribuição dos produtos do trabalho individual e coletivo e, por essa via, as formas de circulação ou não circulação desses produtos.

Meios de Produção


Os meios de trabalho incluem os "instrumentos de produção" (
máquinas, ferramentas), as instalações (edifícios, armazéns, silos etc), as fontes de energia utilizadas na produção (elétrica, hidráulica, nuclear, eólica etc.) e os meios de transporte


Mais-valia


Marx chamou de mais-valia a diferença entre o valor adicionado pelos trabalhadores (incorporado às mercadorias produzidas) e o salário que recebem. A mais-valia definida desta maneira é em tudo semelhante ao trabalho gratuito que escravos ou servos entregavam a seus senhores. É uma forma disfarçada de transferência de um excedente para a classe dominante.
A mais-valia é a base para os lucros, os juros das aplicações financeiras e para todas as formas de rendimentos vinculados à propriedade. A apropriação da mais-valia é o fundamento da divisão das classes sociais no capitalismo.

Alienação

O homem, através da alienação torna-se estranho a ele mesmo; não se reconhece a si mesmo; o trabalho o tornou estranho; aquilo que produz lhe é estranho; a atividade tornou-se massificante, penosa, desgostosa por que ela tornou-se exclusivamente um meio de subsistência. A alienação, segundo Marx, "é situação resultante dos fatores materiais dominantes da sociedade, e por ele caracterizada sobretudo no setor capitalista, em que o trabalho do homem se processa de modo a produzir coisas que imediatamente são separadas dos interesses e do alcance de quem as produziu, para se transformarem indistintamente em mercadorias".


Bibliografia
Rebeldia2.blogspot.com
Wikipedia.org
Pstu.org.br
Rubedo.psc.br


QUESTIONÁRIO

1. Defina modo de produção e trabalho segundo Marx.
2. Como se caracteriza as relações de produção no sistema capitalista? E qual o objetivo da Burguesia nessa relação?
3. O que você entende quando Marx afirma que as Relações de Produção são necessárias mas, não da vontade do homem?
4. Quais as funções das relações de produção?
5. O que são os Meios de Produção?
6. Defina Mais-Valia.
7. Defina Alienação dentro do sistema de produção.

 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Exercícios - Movimentos sociais

Exercícios Revisão - Movimentos Sociais - 3001, 3002 e 3003.

1 - (Ufpr 2012) Para muitos autores, a década de 1980 foi muito importante para a pluralização e fortalecimento dos movimentos sociais em nosso país. Agora surgem novas formas de participação e mobilização social. Comente o papel dos movimentos sociais no Brasil dos anos 80 e compare-os às novas formas de participação política do século XXI.
 
2 - (Unesp) No Brasil, nos últimos anos, têm ocorrido vários movimentos sociais no campo. Considerando o atual momento dessa mobilização social, responda.
Qual é o objetivo principal do MST (Movimento dos Sem Terra) e de outros movimentos de luta no campo?
 
3 - (PITÁGORAS) Existem ao menos dois tipos de movimentos sociais que atuam em nosso universo social. De um lado, aqueles movimentos reivindicatórios pautados na satisfação de necessidades básicas. De outro, aqueles grupos que lutam por causas identitárias – chamados novos movimentos sociais. Em geral, os movimentos do primeiro tipo são tratados com desdém pelos principais meios de comunicação de nosso país.
Assinale a afirmativa que INDICA movimentos sociais de causas básicas.
a) Vegetarianismo, movimentos ecológicos.
b) Movimento feminista, movimento do software livre.
c) Movimento dos trabalhadores sem-terra (MST), sindicatos de trabalhadores.
d) Movimento negro, movimentos ecológicos.
e) Sindicatos de trabalhadores, movimentos ecológicos.